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GAMER: The Legend of Zelda - Entenda como as histórias da franquia estão relacionadas!


Mas um post sobre games? é.
                "Toda lenda tem seu herói. Mas, todo herói tem sua própria lenda?" No caso de Link, pode ter certeza que sim.

Antes de tudo, a matéria não foi escrita por mim, e sim escrita pelo meu amigo serginho! (olha serginho, estou na tv!)


Aviso: O foco dessa matéria não é detalhar toda e qualquer ligação entre um jogo e outro, mas sim dar uma base para que consequentemente o leitor venha a se interessar pela franquia, ou pela sua história. Dito isso, espero que aproveitem a leitura!

A franquia The Legend of Zelda conta com um grande número de jogos, e curiosamente, o cenário de suas aventuras assim como a aparência das personagens principais, Link e Zelda, sempre mudam. A verdade é que a franquia conta com possibilidades quase infinitas quando falamos de liberdade na criação de novas histórias, que é o que lhe dá a chance de renovar o design do game inteiro, sem se ater a essas mudanças como absolutas. Procurando saber mais sobre a linha de tempo entre um jogo em outro, acabei fazendo descobertas interessantíssimas a respeito da série.

Vejam o comentário de Eiji Aonuma, uma das grandes mentes por trás do jogo, junto do mestre e criador da franquia, Shigeru Miyamoto.

“Sim, existe uma linha do tempo principal, mas isso é um documento confidencial! As únicas pessoas que tem acesso a ele são eu, Mr. Miyamoto e o diretor do jogo em questão. Não podemos compartilhar nada com ninguém! Eu já falei com Mr. Miyamoto sobre isso e me sinto confortável em expor a informação: Skyward Sword se passa antes de Ocarina of Time. Se eu dissesse que algum jogo é o ‘primeiro Zelda’ isso implicaria em nós nunca podermos fazer um game que se passasse antes dele. Por isso que para adicionar títulos à série temos que possuir uma maneira de saber onde cada um vai.” 

Agora, somando a isso a história mostrada em Ocarina of Time, que revelou que a princesa Zelda teria sido amaldiçoada por Ganondorf, e que desde então, todas as princesas descendentes do reino vieram a receber o mesmo nome, a Nintendo mostra que além de ter controle absoluto sobre sua franquia, podendo criar o que quiser no universo Zelda, renovando a franquia sempre que necessário, soube ainda expor explicações inteligentes que justificassem suas ações no meio do próprio enredo dos jogos.

Em Ocarina of Time, para que tivesse chances de vencer Ganondorf, o vilão da franquia que busca conseguir a Triforce, maior fonte de poder do mundo, o jovem Link teve que ficar selado no Templo da Luz até que estivesse maduro o suficiente para utilizar a Master Sword, que havia o escolhido como herói do tempo. Passaram 7 anos e Link retornou a Hyrule, agora dominada pelas trevas. Após derrotar Ganon no final do jogo, Zelda envia Link de volta no tempo, para que ele pudesse voltar a sua juventude. Link ficou então destinado a salvar Hyrule e a princesa Zelda sempre que necessário. Para justificar as reaparições de Ganondorf em diversos jogos da série, em Ocarina of Time a princesa  Zelda o aprisionou em uma dimensão paralela, conhecida como Twillight Realm (palco principal do jogo The Legend of Zelda: Twillight Princess), de onde o vilão consegue fugir as vezes, retornando a atormentar Hyrule e/ou princesas Zelda em diferentes épocas.
Esses acontecimentos tornaram-se uma lenda, que foi passada então para todas as gerações seguintes no reino de Hyrule.
De eras em eras, um herdeiro de Link ou alguém merecedor de tal glória, sem aviso prévio de que seria o herói do tempo citado na lenda, acaba salvando Hyrule e/ou Zelda mais uma vez, e novamente, e novamente... Trata-se do destino.
Cada era um Link, cada Link, uma nova história.

A franquia conta com uma linha temporal que já em Ocarina of Time é dividida e segue em duas realidades, a de quando Link é jovem e a de quando ele é adulto. Desses dois surgiram diversos descendentes, alguns passaram a ser conhecidos como Young Link - em que há uma variação cartunesca usada ultimamente, conhecida por Toon Link - enquanto como Link são conhecidos aqueles mais velhos, com fisionomia e aparência mais real.
Nem todo Link descendente do jovem é jovem, assim como nem todo descendente do adulto é adulto.

Uma coisa é certa, se até então Ocarina of Time era tido como o primeiro na linha do tempo, que havia aberto a possibilidade de criarem jogos com os descendentes do Link jovem e do Link adulto, como é que Skyward Sword poderia antecede-lo com um Link adulto? 
Em Ocarina of Time há alguns indícios de que um herói teria existido antes daquele que derrota Ganondorf, e posteriormente retorna ao passado. No jardim do castelo de Hyrule há uma estátua homenageando um herói, alguém escolhido pelos deuses, que sem dúvidas é muitíssimo parecido com o Link de Skyward Sword, aquele com fisionomia adulta. Outro fato é que Zelda diz a Link que seu nome era familiar, sendo que eles não se conheciam ainda. O que deixa claro que outro Link e outra Zelda já teriam tido algum contato antes, e que isso teria sido passado de geração em geração, como qualquer outra lenda da série. Assim como essas, existem muitas outras ligações entre um jogo e outro, que vão lapidando pouco a pouco uma história épica, contada em diversos episódios, em várias épocas distintas.



  • The Legend of Zelda é o primeiro jogo da série.
  • Zelda II: The Adventure of Link é uma sequência direta, se passa quando Link se aproxima do 16o aniversário.
  • The Legend of Zelda: A Link to the Past foi divulgado como se passando eras antes do duo do NES.
  • The Legend of Zelda: Link's Awakening é uma sequência de A Link do The Past, com o mesmo Link.
  • The Legend of Zelda: Ocarina of Time se passa séculos antes de A Link to the Past. No final do jogo, Zelda manda Link de volta no tempo, criando duas linhas de tempo: a do "Link adulto" após ser enviado e a do "Link criança" após voltar.
  • The Legend of Zelda: Majora's Mask segue o mesmo Link de Ocarina of Time após ser enviado de volta no tempo.
  • The Legend of Zelda: Oracle of Seasons e The Legend of Zelda: Oracle of Ages são conectados por um sistema de códigos, e se passam um após o outro. Podem ser jogados em qualquer ordem. Se passa num período em que a Triforce está no Hyrule Castle e Ganon, morto.
  • The Legend of Zelda: Four Swords foi dito pelo diretor Eiji Aonuma como sendo o título mais antigo da série.
  • The Legend of Zelda: The Wind Waker passa séculos após Ocarina of Time, numa Hyrule inundada. Sabe-se que a cronologia é a do Link adulto porque é citado que o Herói do Tempo desapareceu após vencer Ganon.
  • The Legend of Zelda: Four Swords Adventures se passa num período inespecífico após Four Swords. Se passa antes de A Link to the Past por Ganon conseguir no jogo o tridente que ele brande no título do SNES.
  • The Legend of Zelda: The Minish Cap se passa antes de Four Swords, visto que conta as origens do inimigo de Four Swords, Vaati.
  • The Legend of Zelda: Twilight Princess passa um século após Ocarina of Time, supostamente na cronologia do Link criança, porque Ganondorf foi aprisionado em uma dimensão diferente.
  • The Legend of Zelda: Phantom Hourglass é uma seqüência direta de Wind Waker.
  • The Legend of Zelda: Spirit Tracks se passa 100 anos depois de Phantom Hourglass.
  • The Legend of Zelda: Skyward Sword ocorre antes do Ocarina of Time.






Agora sou eu (k-chan) que está falando

Poisé, eu pretendia escrever uma matéria enorme sobre o mesmo assunto, mas me deu preguiça (pra variar) e resolvi pegar a matéria do serginho!


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